A Faculdade Vale do Salgado juntamente com o Ministério da Educação oferta bolsas de estudos do Programa Universidade para Todos (ProUni) para todos os cursos da IES. O Programa Universidade para Todos (ProUni) tem como finalidade a concessão de bolsas de estudo, integrais e parciais, em cursos de graduação e sequenciais de formação específica, em instituições de ensino superior privadas. Criado pelo Governo Federal em 2004 e institucionalizado pela Lei nº 11.096, em 13 de janeiro de 2005.
PROUNI - FACULDADE VALE DO SALGADO

Somente poderá se inscrever nos processos seletivos do ProUni, o estudante brasileiro não portador de diploma de curso superior que tenha participado do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) referente à edição imediatamente anterior ao processo seletivo do ProUni, cuja nota obtida seja igual ou superior a 450 (quatrocentos e cinquenta) pontos e a nota da redação diferente de zero e que atenda a pelo menos uma das condições a seguir:

I - tenha cursado o ensino médio completo em escola da rede pública;

II - tenha cursado o ensino médio completo em instituição privada, na condição de bolsista integral da respectiva instituição;

III - tenha cursado o ensino médio parcialmente em escola da rede pública e parcialmente em instituição privada, na condição de bolsista integral da respectiva instituição;

IV - seja pessoa com deficiência;

V - seja professor da rede pública de ensino, no efetivo exercício do magistério da educação básica e integrando o quadro de pessoal permanente da instituição pública, conforme disposto no art. 3º do Decreto nº 5.493, de 2005.

Parágrafo único. O estudante que atenda somente à condição disposta no inciso V poderá se inscrever apenas para as bolsas do ProUni nos cursos com grau de licenciatura destinados à formação do magistério da educação básica.

A inscrição deve ser efetuada no site (http://siteprouni.mec.gov.br), no prazo estabelecido pelo Ministério da Educação - MEC, através do edital do Processo Seletivo publicado a cada semestre letivo.

O que é COLAP? A Comissão Local de Acompanhamento e Controle Social do ProUni-COLAP, é um órgão colegiado de natureza consultiva com função preponderantemente de acompanhamento, averiguação e fiscalização da implementação Local do ProUni, cuja finalidade é promover a articulação entre a Comissão Nacional de Acompanhamento e Controle Social – CONAP e a comunidade acadêmica, as quais possui as competências seguintes:

a) exercer o acompanhamento, averiguação e fiscalização da implementação do ProUni nas unidades de ensino;

b) interagir com a comunidade acadêmica e com as organizações da sociedade civil, recebendo reclamações, denúncias, críticas e sugestões para apresentação, se for o caso, à Comissão Nacional de Acompanhamento e Controle Social do ProUni – CONAP;

c) emitir, a cada processo seletivo, relatório de acompanhamento do ProUni;

d) fornecer informações sobre o ProUni à CONAP.

Qual sua composição? Foi constituída uma Comissão Local de Acompanhamento e Controle Social do ProUni – COLAP para a Faculdade Vale do Salgado – FVS, com a seguinte composição:

I - 1 (um) representante do corpo discente que deve ser bolsista ProUni;

II - 1 (um) representante do corpo docente que deve ser professor em regime de dedicação mínima de 20 (vinte) horas semanais;

III - 1 (um) representante da direção que deve ser o coordenador ou um dos representantes do PROUNI na IES;

IV - 1 (um) representante da sociedade civil.

Obs. Há um suplente para cada membro titular, que o substituirá nos casos de ausência justificada.