(88)3561.2760 | CONTATO | PARCERIAS | VESTIBULAR

Segunda, 25 Novembro 2013 13:51

Perfil do Profissional

Avalie este item
(4 votos)

O bacharel em Serviço Social é um profissional que atua no trato da questão social, formulando e implementando propostas para seu enfrentamento, por meio de políticas sociais públicas, empresariais, de organizações da sociedade civil e movimentos sociais. É dotado de formação intelectual e cultural generalista crítica, competente em sua área de desempenho, com capacidade de inserção criativa e propositiva, no conjunto das relações sociais e no mercado de trabalho. Desenvolve trabalho coletivo e comprometido com os valores e princípios da ética, dos direitos humanos e do Código de ética da profissão.

Suas principais características são: Criticidade (habilidade de analisar as relações sociais nas quais se insere seu fazer profissional de modo a decifrar sua historicidade e contradições da sociedade); Competência Teórica (ter amplo conhecimento das ciências sociais, de vertentes filosóficas contemporâneas); Competência Política (saber posicionar-se profissional e politicamente nos espaços sócios-institucionais); Competência Técnica (saber fazer com eficiência mediante amplo conhecimento dos instrumentos, técnicas e práticas profissionais); e Compromisso Social (com transformações da sociedade e emancipação humana).

O Assistente Social desenvolve suas atividades, predominantemente, junto aos segmentos sociais pauperizados, no sentido de garantir o acesso aos direitos sociais. Seu trabalho consiste no desenvolvimento de pesquisas, planejamento, organização e gestão dos serviços sociais; na assessoria aos programas ou projetos de caráter sócio-educativo; na produção de conhecimentos acerca da realidade social nos vários campos nos quais atua; na gestão de políticas de pessoal em empresas, sindicatos, instituições ou organizações públicas e privadas e nos movimentos sociais. Diante do exposto pretendemos formar profissionais críticos, criativos e comprometidos, permitindo a estes a compreensão da questão social, elaboração de propostas, bem como o domínio de um conjunto de métodos e técnicas de ação nesses processos sociais.

Lido 4880 vezes Última modificação em Quarta, 06 Março 2019 18:13
Mais nesta categoria: Matriz Curricular Serviço Social »