(88)3561.2760 | CONTATO | PARCERIAS | VESTIBULAR

Segunda, 25 Novembro 2013 16:55

Perfil do Profissional de Fisioterapia

Avalie este item
(6 votos)

O Curso de Graduação em Fisioterapia da Faculdade Vale do Salgado tem como perfil a formação crítica, reflexiva e humana capacitando a atuação em todos os níveis de atenção à saúde, com base no rigor científico e intelectual. Detém visão ampla e global, respeitando os princípios éticos/bioéticos e culturais do indivíduo e da coletividade. Para isso, o nosso corpo docente e de apoio, trabalha para que o aluno tenha condições de estudar o ser humano em todas as suas formas de expressão e potencialidades, quer nas alterações patológicas, cinético-funcionais, quer nas suas repercussões psíquicas e orgânicas, objetivando preservar, desenvolver e restaurar a integridade de órgãos, sistemas e funções, desde a elaboração do diagnóstico físico e funcional até à eleição e execução dos procedimentos fisioterapêuticos pertinentes a cada situação.
Propõe-se formar profissionais com profundos conhecimentos sobre seu objeto de estudo; o ser humano, aptos a elaborar o Diagnóstico Cinesiológico Funcional, elaborar o Prognóstico Cinesiológico Funcional, planejar estratégias de Intervenção Fisioterapêutica, induzir os métodos e técnicas fisioterapêuticas e decidir pela alta fisioterapêutica.
A formação do Fisioterapeuta tem por objetivo dotar o profissional dos conhecimentos requeridos para o exercício das seguintes habilidades específicas: Atuar multiprofissionalmente e interdisciplinarmente com extrema produtividade na promoção da saúde considerando as circunstâncias éticas, políticas, sociais, econômicas, ambientais e biológicas; elaborar criticamente o diagnóstico cinético funcional e a intervenção fisioterapêutica, considerando o amplo espectro de questões clínicas e científicas, sendo capaz de intervir nas diversas áreas onde sua atuação profissional seja necessária; desempenhar atividades de planejamento, organização e gestão de serviços de saúde públicos ou privados, além de assessorar, prestar consultorias e auditorias no âmbito de sua competência profissional; manter controle sobre a eficácia dos recursos tecnológicos pertinentes à atuação fisioterapêutica garantindo sua qualidade e segurança; conhecer métodos e técnicas de investigação e elaboração de trabalhos acadêmicos e científicos.
O Fisioterapeuta poderá atuar em um grande universo de áreas clínicas, como profissional liberal ou como contratados, nas áreas de: Fisioterapia Respiratória; Fisioterapia Cardiovascular; Fisioterapia Uro-Gineco-Obstétrica; Fisioterapia Geriátrica; Fisioterapia Neurofuncional; Fisioterapia Traumato-Ortopédica; Fisioterapia Dermatofuncional, Fisioterapia Desportiva, Terapia Manual entre outras. Nos centros de promoção de saúde coletiva. Nas unidades hospitalares (ambulatórios, enfermarias clínicas e cirúrgicas, unidades de terapia intensiva). Em escolas, clubes desportivos, academias e clínicas estéticas. Nas indústrias (produção de equipamentos de uso da Fisioterapia ou na prevenção e tratamento de doenças ocupacionais). Na educação (docência, atividades de extensão, pesquisa, supervisão técnica e administrativa, direção e coordenação de cursos).

Lido 2846 vezes Última modificação em Sábado, 18 Fevereiro 2017 01:58