(88)3561.2760 | CONTATO | PARCERIAS | VESTIBULAR

Segunda, 18 Novembro 2013 17:26

Perfil do Profissional de Ciências Contábeis

Avalie este item
(2 votos)

O Curso de Ciências Contábeis, pela sua grandeza, se fundamenta em princípios, leis e outras normas decorrentes das relações sociais entre pessoas, empresas e instituições em geral sendo, portanto, vinculada à área de ciências sociais aplicadas. A Contabilidade é importante para a sociedade como um todo. Mais do que uma “obrigação legal”, é peça fundamental no dia a dia das empresas, um valioso aliado para os gestores, tornando-se fundamental no processo de decisão, onde realmente está estampado o retrato da entidade.

A profissão é fértil em relação às oportunidades e o campo de atuação é vasto e promissor, não se limita só a elaborar e analisar balanços. No Curso de Ciências Contábeis o aluno passa pelo Direito, Administração e Economia, contudo, o curso “Ciências Contábeis” é o que preparada melhor para exercer as exigências do mercado de trabalho proporcionando muitas oportunidades. São alguns exemplos de funções comuns aos contadores, como as seguintes relacionadas: Contabilidade Empresarial, Pública, Industrial, Bancária, Hospitalar, Imobiliária, Agrícola etc. Na Auditoria, podendo ser Auditor Interno (empregado da empresa) ou Independente (autônomo).  Analista Econômico e Financeiro. Perito, Consultor, Empresário Contábil, entre outras áreas como: Pesquisador, Escritor, Professor, Conselheiro, Controler, Controlador de Arrecadação, Fiscal de Tributos, Conferencista. Diante da sua imensa inserção social, a contabilidade e o contador devem manter-se sempre atentos aos bons procedimentos éticos, sobretudo no que se refere à honestidade, dignidade e liberdade profissional.

O egresso, Bacharel em Ciências Contábeis da FVS deve atender as demandas sociais e de mercado da região, capaz de atuar como agente de mudança no ambiente organizacional com qualidade de investigação, integrando-se ao desenvolvimento político, social, econômico e cultural da região, contribuindo com o mundo dos negócios, mediante o prazer pela produção científica, mantendo uma postura ética e respeito aos valores humanos, com consciência de sua responsabilidade social, respeito aos valores humanos, à natureza, enfim, com uma postura proativa. Formando dentro desses aspectos profissional competências e habilidades para participar, interferir e propor alternativas para o desenvolvimento e melhoria da qualidade de vida da sociedade, fundamentadas na ciência, na instrumentalização técnica e na iniciativa, qualificando-os para ter ações específicas à graduação em Ciências Contábeis, tais como: visão de um profissional apto a exercer a profissão de contador e o papel de gestor da informação, capaz de subsidiar o processo de tomada de decisão e de exercer o cargo de contador nas organizações, sempre comprometido com os princípios éticos da profissão; capacidade de desenvolver planos e processos de estratégias e da melhoria da qualidade no contexto organizacional e; condições de analisar, propor e implementar ações relacionadas com os investimentos.


 

Duração do Curso: 4 anos.

Lido 1106 vezes Última modificação em Sábado, 18 Fevereiro 2017 01:59

Bolsas e Financiamentos

Comunicação e Multimídia