Educação Física

O CURSO

O perfil profissional do egresso foi definido de acordo com as DCNs, expressa as competências e habilidades a serem desenvolvidas pelo discente e articula-as com necessidades locais e regionais, havendo planejamento para sua ampliação em função de novas demandas apresentadas pelo mundo do trabalho. Registra-se que a FVS propicia aos discentes a ampliação das oportunidades de aprendizagem, por meio das atividades complementares (estágios, monitorias, grupos de estudo, investigação científica, extensão etc.).

O curso toma como referência do perfil do concluinte as seguintes características:

  • Generalista, sensível às diversas culturas de movimento humano e suas manifestações em diferentes contextos da Educação Básica;
  • Humanista, crítico e reflexivo, com ação docente autônoma, fundamentada no rigor científico, na reflexão filosófica e na conduta ética;
  • Comprometido com o processo educativo, com sua ação docente na Educação Física e com sua formação continuada;
  • Norteado por concepção interdisciplinar, que situe os conhecimentos da Educação Física no conjunto de saberes do contexto educacional, e comprometido com uma visão epistêmica de indissociabilidade entre teoria e prática.

Dessa forma, o curso tem como perfil do formando egresso/profissional de Educação Física, a formação crítica, humanista e generalista, sendo conhecedor da realidade social, política e econômica em que está inserido. Com o objetivo de oferecer serviços de mais qualidade no tocante à necessidade real de seu país e do mundo. Sua

 

fundamentação deverá ser pautada no rigor científico e intelectual atuando de maneira eficiente em todos os níveis da educação básica. Assegurando a qualidade do ensino como direito da criança, adolescente e adultos. Construída com sólida formação científica e tecnológica em alinhamento com as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação em Licenciatura, para atuar na Educação Básica. Tomar iniciativa na resolução de problemas voltados a sua práxis profissional, no âmbito escolar. Aprimorando seus conhecimentos com a formação continuada. Explorando os aspectos éticos, estéticos, socioambientais, étnico-raciais, de gênero, sexual e religioso, alicerçando seu trabalho no princípio da equidade.

O egresso deverá estar preparado também, para conscientizar a sociedade sobre seus hábitos de vida, tais como: diminuição do sedentarismo, estimulo à prática de atividades físicas e desportivas, como prevenção de agravos à saúde e manifestação social de movimento humano, em toda a sua plenitude. Deve estar apto a gerenciar, supervisionar, orientar, disciplinar programas de atividades físicas para diferentes públicos e em diferentes faixas-etárias, de forma a entender o organismo humano, também sob uma ótica biológica e natural do ser vivo, na escola e na sociedade. Contribuindo para adoção de uma conduta de saúde física e mental satisfatória, promotora de bem estar, saúde e qualidade de vida de modo geral.

Necessitará ser um profissional que desenvolve a percepção de alinhar a sua intervenção, aos conhecimentos científicos e tecnológicos, no âmbito do ensino e pesquisa, bem como do espaço formal e não formal, agregando qualidade e valor as suas iniciativas profissionais. O profissional de Educação Física formado pela Faculdade Vale do Salgado, deverá deter as seguintes competências e habilidades gerais:

         Dominar os conhecimentos conceituais, procedimentais e atitudinais específicos da Educação Física e aqueles advindos das ciências afins, orientados por valores sociais, morais, éticos e estéticos próprios de uma sociedade plural e democrática.

         Pesquisar, conhecer, compreender, analisar, avaliar a realidade social para nela intervir acadêmica e profissionalmente, por meio das manifestações e expressões do movimento humano, tematizadas, com foco nas diferentes formas e modalidades do exercício físico, da ginástica, do jogo, do esporte, da luta/arte marcial, da dança, visando à formação, a ampliação e enriquecimento cultural da sociedade para aumentar as possibilidades de adoção de um estilo de vida fisicamente ativo e saudável.

         Intervir acadêmica e profissionalmente de forma deliberada, adequada e eticamente balizada nos campos da prevenção, promoção, proteção e reabilitação da saúde, da formação cultural, da educação e reeducação motora, do rendimento físico-esportivo, do lazer, da gestão de empreendimentos relacionados às atividades físicas, recreativas e esportivas, além de outros campos que oportunizem ou venham a oportunizar a prática de atividades físicas-recreativas e esportivas.

         Participar, assessorar, coordenar, liderar e gerenciar equipes multiprofissionais de discussão, de definição e de operacionalização de políticas públicas e institucionais nos campos da saúde, do lazer, do esporte, da educação, da segurança, do urbanismo, do ambiente, da cultura, do trabalho, dentre outros.

         Diagnosticar os interesses, as expectativas e as necessidades das pessoas (crianças, jovens, adultos, idosos, pessoas portadoras de deficiência, de grupos e comunidade especiais) de modo a planejar, prescrever, ensinar, orientar, assessorar, supervisionar, controlar e avaliar projetos e programas de atividades físicas, recreativas e esportivas nas perspectivas da prevenção, promoção, proteção e reabilitação da saúde, da formação cultural, da educação e reeducação motora, do rendimento físico-esportivo, do lazer e de outros campos que oportunizem ou venham a oportunizar a prática de atividades físicas, recreativas e esportivas.

       Conhecer, dominar, produzir, selecionar, e avaliar os efeitos da aplicação de diferentes técnicas, instrumentos, equipamentos, procedimentos e metodologias para a produção e a intervenção acadêmico-profissional em Educação Física nos campos da prevenção, promoção, proteção e reabilitação da saúde, da formação cultural, da educação e reeducação motora, do rendimento físico-esportivo, do lazer, da gestão de empreendimentos relacionados às atividades físicas, recreativas e esportivas, além de outros campos que oportunizem ou venham a oportunizar a prática de atividades físicas, recreativas e esportivas.

         Acompanhar as transformações acadêmico-científicas da Educação Física e de áreas afins mediante a análise crítica da literatura especializada com o propósito de contínua atualização e produção acadêmico-profissional.

Objetivo Geral

Formar professores de Educação Física competentes, para o ensino dos elementos da cultura corporal do movimento humano por meio de uma organização curricular que contemple e articule os conhecimentos de áreas diversificadas (biológica, sociocultural, pedagógica), que venham assim a possibilitar a apropriação de informações por meio de ensino pesquisa e extensão, que promovam ao aluno, o domínio de competências de natureza técnico-instrumental que lhe conduzam a intervir na realidade escolar com competência técnica, comprometimento social e atitude ética.

Objetivos Específicos

O Curso de Graduação em Educação Física da Faculdade Vale do Salgado possui como objetivos específicos:

–         Estimular a participação do discente nas questões referentes às políticas nacionais de educação com visão crítica e reflexiva; o desenvolvimento de valores éticos e de cidadania; e a busca de seu próprio conhecimento, com interesse e autonomia para atualizar-se;

–         Desenvolver no discente:

–         A capacidade de identificar, planejar, programar, organizar, dirigir, coordenar, supervisionar, desenvolver, avaliar e lecionar os conteúdos do componente curricular Educação Física na Educação Básica;

–        Habilidades cognitivas e não cognitivas (comunicação verbal e não verbal, relacionamento interpessoal, dinâmica de grupo, expressão corporal), que acabaram por desenvolver a práxis de cada aluno;

–          Propiciar experiências que permitam o contato dos futuros profissionais com a realidade escolar, desenvolvendo o compromisso social e político da docência através de atividades de ensino, pesquisa e extensão;

–          Intuito de unir a unidade teoria-prática, por meio de atividades planejadas e sistematizadas de programas de iniciação científica, extensão, estágios, intercâmbios, monitorias e iniciação à docência, além de estudos complementares e outras atividades acadêmico-científico-culturais;

–          Senso crítico e estimular o raciocínio lógico e analítico;

–         Incentivar a pesquisa, o ensino e a extensão de modo a acompanhar as transformações necessárias da realidade;

–         Reconhecer a Escola como local de produção de conhecimento, de pesquisa e de extensão, fazendo uso desse espaço para o projeto de uma sociedade mais justa, colaborando para a formação do cidadão;

–         Planejar, desenvolver e avaliar conteúdos da Disciplina Educação Física segundo as diversas formas e concepções pedagógicas;

–         Reconhecer, analisar e discutir princípios de interdisciplinaridade, integrando a Disciplina Educação Física ao projeto pedagógico da escola, participando de projetos conjuntos com as outras disciplinas que compõem o currículo escolar;

–         Integrar ensino, serviço e comunidade;

–         Promover a integração entre docente-discente na investigação, busca e esclarecimentos de propostas e soluções;

–         Promover atividades acadêmicas com visão humanística que considerem os aspectos sociais, filosóficos, políticos, econômicos e culturais;

–         Formar licenciados capacitados ao exercício de seu papel social de educadores e transformadores da realidade local das diversas comunidades escolares em que atuarem.

 Curso de Graduação em Educação Física da Faculdade Vale do Salgado deve possibilitar ao futuro profissional as seguintes competências e habilidades específicas:

I – dominar os conhecimentos pedagógicos e específicos da docência referentes aos conteúdos da área e aqueles advindos das ciências e áreas afins, orientados por valores sociais, com base nos princípios éticos, políticos e estéticos próprios de uma sociedade histórica, plural e democrática;

II – pesquisar, conhecer, compreender, analisar, avaliar a realidade social para nela intervir científica e profissionalmente, priorizando e explorando o valor educativo das diversas manifestações do movimento humano, enquanto patrimônio cultural da humanidade;

III – utilizar recursos tecnológicos da informação e da comunicação para acompanhar as transformações acadêmico-científicas da área e de áreas afins, qualificando a intervenção docente;

IV – dominar a leitura, interpretação e a escrita como instrumentos de desenvolvimento profissional contínuo;

V – dominar conhecimentos técnico-científicos para intervir no campo dos diferentes níveis e modalidades da educação básica, de modo a planejar, orientar, supervisionar e avaliar as atividades educacionais, respeitando os diferentes níveis e etapas do processo de ensino aprendizagem e desenvolvimento integral do ser humano;

VI – conhecer, selecionar, aplicar e avaliar os métodos de ensino, suas técnicas, recursos (materiais e humanos) e procedimentos para a intervenção docente, considerando a tomada de decisão, articulando os conteúdos da área de modo interdisciplinar e contextualizado;

VII – dominar conhecimentos para planejar, participar e avaliar projetos pedagógicos, educacionais e da gestão escolar;

VIII – ser capaz de desenvolver relações inter e intrapessoais, gerenciando o próprio desenvolvimento profissional, bem como hábitos de colaboração, liderança e trabalho em equipe;

IX – demonstrar a capacidade de agir de forma crítico-reflexiva, a fim de construir os saberes da prática, bem como desenvolver a profissionalidade docente.

Autorização Portaria n° 603 de 29/10/2014. 
D.O.U. 29/10/2014.

Evandro Nogueira

Coordenador do Curso de Educação Física

PROFESSORESE-MAILCURRÍCULO
ANTONIA GABRIELLY ARAUJO DOS SANTOSCURRÍCULO
ANTONIEL GOMES FILHO CURRÍCULO
BRIAN ONEAL ROCHACURRÍCULO
DAIANA FERREIRA DE ALENCAR DIOGENESCURRÍCULO
ERIKA DE SA MARINHO ALBUQUERQUECURRÍCULO
FRANCISCO MARLUCIO PAZ LIMA JUNIORCURRÍCULO
ITALO ROBERTO TAVARES DO NASCIMENTOCURRÍCULO
JOSE ADIL VIEIRA JUNIORCURRÍCULO
LUIS ANDRE BEZERRA DE ARAUJOCURRÍCULO
NORBERDSON FERNANDES SILVACURRÍCULO
PIERRE WIROM PINHEIRO MATIASCURRÍCULO
ROBERTO WAGNER LOURENÇO LIMACURRÍCULO
WENDERSON SILVA MARQUES DE OLIVEIRACURRÍCULO
YAGO BRUNO LIMA VIEIRACURRÍCULO

NOTÍCIAS

VENHA PARA O MUNDO FVS

COMO INGRESSAR NA FVS?

VESTIBULAR

ENEM

GRADUADOS/TRANSFERIDOS