Educação Física

O CURSO

O perfil profissional do egresso foi definido de acordo com as DCNs, expressa as competências e habilidades a serem desenvolvidas pelo discente e articula-as com necessidades locais e regionais, havendo planejamento para sua ampliação em função de novas demandas apresentadas pelo mundo do trabalho. Registra-se que a FVS propicia aos discentes a ampliação das oportunidades de aprendizagem, por meio das atividades complementares (estágios, monitorias, grupos de estudo, investigação científica, extensão etc.).

O curso toma como referência do perfil do concluinte as seguintes características:

  • Generalista, sensível às diversas culturas de movimento humano e suas manifestações em diferentes contextos da Educação Básica;
  • Humanista, crítico e reflexivo, com ação docente autônoma, fundamentada no rigor científico, na reflexão filosófica e na conduta ética;
  • Comprometido com o processo educativo, com sua ação docente na Educação Física e com sua formação continuada;
  • Norteado por concepção interdisciplinar, que situe os conhecimentos da Educação Física no conjunto de saberes do contexto educacional, e comprometido com uma visão epistêmica de indissociabilidade entre teoria e prática.

Dessa forma, o curso tem como perfil do formando egresso/profissional de Educação Física, a formação crítica, humanista e generalista, sendo conhecedor da realidade social, política e econômica em que está inserido. Com o objetivo de oferecer serviços de mais qualidade no tocante à necessidade real de seu país e do mundo. Sua

 

fundamentação deverá ser pautada no rigor científico e intelectual atuando de maneira eficiente em todos os níveis da educação básica. Assegurando a qualidade do ensino como direito da criança, adolescente e adultos. Construída com sólida formação científica e tecnológica em alinhamento com as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação em Licenciatura, para atuar na Educação Básica. Tomar iniciativa na resolução de problemas voltados a sua práxis profissional, no âmbito escolar. Aprimorando seus conhecimentos com a formação continuada. Explorando os aspectos éticos, estéticos, socioambientais, étnico-raciais, de gênero, sexual e religioso, alicerçando seu trabalho no princípio da equidade.

O egresso deverá estar preparado também, para conscientizar a sociedade sobre seus hábitos de vida, tais como: diminuição do sedentarismo, estimulo à prática de atividades físicas e desportivas, como prevenção de agravos à saúde e manifestação social de movimento humano, em toda a sua plenitude. Deve estar apto a gerenciar, supervisionar, orientar, disciplinar programas de atividades físicas para diferentes públicos e em diferentes faixas-etárias, de forma a entender o organismo humano, também sob uma ótica biológica e natural do ser vivo, na escola e na sociedade. Contribuindo para adoção de uma conduta de saúde física e mental satisfatória, promotora de bem estar, saúde e qualidade de vida de modo geral.

Necessitará ser um profissional que desenvolve a percepção de alinhar a sua intervenção, aos conhecimentos científicos e tecnológicos, no âmbito do ensino e pesquisa, bem como do espaço formal e não formal, agregando qualidade e valor as suas iniciativas profissionais. O profissional de Educação Física formado pela Faculdade Vale do Salgado, deverá deter as seguintes competências e habilidades gerais:

         Dominar os conhecimentos conceituais, procedimentais e atitudinais específicos da Educação Física e aqueles advindos das ciências afins, orientados por valores sociais, morais, éticos e estéticos próprios de uma sociedade plural e democrática.

         Pesquisar, conhecer, compreender, analisar, avaliar a realidade social para nela intervir acadêmica e profissionalmente, por meio das manifestações e expressões do movimento humano, tematizadas, com foco nas diferentes formas e modalidades do exercício físico, da ginástica, do jogo, do esporte, da luta/arte marcial, da dança, visando à formação, a ampliação e enriquecimento cultural da sociedade para aumentar as possibilidades de adoção de um estilo de vida fisicamente ativo e saudável.

         Intervir acadêmica e profissionalmente de forma deliberada, adequada e eticamente balizada nos campos da prevenção, promoção, proteção e reabilitação da saúde, da formação cultural, da educação e reeducação motora, do rendimento físico-esportivo, do lazer, da gestão de empreendimentos relacionados às atividades físicas, recreativas e esportivas, além de outros campos que oportunizem ou venham a oportunizar a prática de atividades físicas-recreativas e esportivas.

         Participar, assessorar, coordenar, liderar e gerenciar equipes multiprofissionais de discussão, de definição e de operacionalização de políticas públicas e institucionais nos campos da saúde, do lazer, do esporte, da educação, da segurança, do urbanismo, do ambiente, da cultura, do trabalho, dentre outros.

         Diagnosticar os interesses, as expectativas e as necessidades das pessoas (crianças, jovens, adultos, idosos, pessoas portadoras de deficiência, de grupos e comunidade especiais) de modo a planejar, prescrever, ensinar, orientar, assessorar, supervisionar, controlar e avaliar projetos e programas de atividades físicas, recreativas e esportivas nas perspectivas da prevenção, promoção, proteção e reabilitação da saúde, da formação cultural, da educação e reeducação motora, do rendimento físico-esportivo, do lazer e de outros campos que oportunizem ou venham a oportunizar a prática de atividades físicas, recreativas e esportivas.

       Conhecer, dominar, produzir, selecionar, e avaliar os efeitos da aplicação de diferentes técnicas, instrumentos, equipamentos, procedimentos e metodologias para a produção e a intervenção acadêmico-profissional em Educação Física nos campos da prevenção, promoção, proteção e reabilitação da saúde, da formação cultural, da educação e reeducação motora, do rendimento físico-esportivo, do lazer, da gestão de empreendimentos relacionados às atividades físicas, recreativas e esportivas, além de outros campos que oportunizem ou venham a oportunizar a prática de atividades físicas, recreativas e esportivas.

         Acompanhar as transformações acadêmico-científicas da Educação Física e de áreas afins mediante a análise crítica da literatura especializada com o propósito de contínua atualização e produção acadêmico-profissional.

Objetivo Geral

Formar professores de Educação Física competentes, para o ensino dos elementos da cultura corporal do movimento humano por meio de uma organização curricular que contemple e articule os conhecimentos de áreas diversificadas (biológica, sociocultural, pedagógica), que venham assim a possibilitar a apropriação de informações por meio de ensino pesquisa e extensão, que promovam ao aluno, o domínio de competências de natureza técnico-instrumental que lhe conduzam a intervir na realidade escolar com competência técnica, comprometimento social e atitude ética.

Objetivos Específicos

O Curso de Graduação em Educação Física da Faculdade Vale do Salgado possui como objetivos específicos:

–         Estimular a participação do discente nas questões referentes às políticas nacionais de educação com visão crítica e reflexiva; o desenvolvimento de valores éticos e de cidadania; e a busca de seu próprio conhecimento, com interesse e autonomia para atualizar-se;

–         Desenvolver no discente:

–         A capacidade de identificar, planejar, programar, organizar, dirigir, coordenar, supervisionar, desenvolver, avaliar e lecionar os conteúdos do componente curricular Educação Física na Educação Básica;

–        Habilidades cognitivas e não cognitivas (comunicação verbal e não verbal, relacionamento interpessoal, dinâmica de grupo, expressão corporal), que acabaram por desenvolver a práxis de cada aluno;

–          Propiciar experiências que permitam o contato dos futuros profissionais com a realidade escolar, desenvolvendo o compromisso social e político da docência através de atividades de ensino, pesquisa e extensão;

–          Intuito de unir a unidade teoria-prática, por meio de atividades planejadas e sistematizadas de programas de iniciação científica, extensão, estágios, intercâmbios, monitorias e iniciação à docência, além de estudos complementares e outras atividades acadêmico-científico-culturais;

–          Senso crítico e estimular o raciocínio lógico e analítico;

–         Incentivar a pesquisa, o ensino e a extensão de modo a acompanhar as transformações necessárias da realidade;

–         Reconhecer a Escola como local de produção de conhecimento, de pesquisa e de extensão, fazendo uso desse espaço para o projeto de uma sociedade mais justa, colaborando para a formação do cidadão;

–         Planejar, desenvolver e avaliar conteúdos da Disciplina Educação Física segundo as diversas formas e concepções pedagógicas;

–         Reconhecer, analisar e discutir princípios de interdisciplinaridade, integrando a Disciplina Educação Física ao projeto pedagógico da escola, participando de projetos conjuntos com as outras disciplinas que compõem o currículo escolar;

–         Integrar ensino, serviço e comunidade;

–         Promover a integração entre docente-discente na investigação, busca e esclarecimentos de propostas e soluções;

–         Promover atividades acadêmicas com visão humanística que considerem os aspectos sociais, filosóficos, políticos, econômicos e culturais;

–         Formar licenciados capacitados ao exercício de seu papel social de educadores e transformadores da realidade local das diversas comunidades escolares em que atuarem.

 Curso de Graduação em Educação Física da Faculdade Vale do Salgado deve possibilitar ao futuro profissional as seguintes competências e habilidades específicas:

I – dominar os conhecimentos pedagógicos e específicos da docência referentes aos conteúdos da área e aqueles advindos das ciências e áreas afins, orientados por valores sociais, com base nos princípios éticos, políticos e estéticos próprios de uma sociedade histórica, plural e democrática;

II – pesquisar, conhecer, compreender, analisar, avaliar a realidade social para nela intervir científica e profissionalmente, priorizando e explorando o valor educativo das diversas manifestações do movimento humano, enquanto patrimônio cultural da humanidade;

III – utilizar recursos tecnológicos da informação e da comunicação para acompanhar as transformações acadêmico-científicas da área e de áreas afins, qualificando a intervenção docente;

IV – dominar a leitura, interpretação e a escrita como instrumentos de desenvolvimento profissional contínuo;

V – dominar conhecimentos técnico-científicos para intervir no campo dos diferentes níveis e modalidades da educação básica, de modo a planejar, orientar, supervisionar e avaliar as atividades educacionais, respeitando os diferentes níveis e etapas do processo de ensino aprendizagem e desenvolvimento integral do ser humano;

VI – conhecer, selecionar, aplicar e avaliar os métodos de ensino, suas técnicas, recursos (materiais e humanos) e procedimentos para a intervenção docente, considerando a tomada de decisão, articulando os conteúdos da área de modo interdisciplinar e contextualizado;

VII – dominar conhecimentos para planejar, participar e avaliar projetos pedagógicos, educacionais e da gestão escolar;

VIII – ser capaz de desenvolver relações inter e intrapessoais, gerenciando o próprio desenvolvimento profissional, bem como hábitos de colaboração, liderança e trabalho em equipe;

IX – demonstrar a capacidade de agir de forma crítico-reflexiva, a fim de construir os saberes da prática, bem como desenvolver a profissionalidade docente.

Autorização Portaria n° 603 de 29/10/2014. 
D.O.U. 29/10/2014.

Evandro Nogueira

Coordenador do Curso de Educação Física

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